Etiópia

Etiópia

A Etiópia é um país do nordeste de África e uma das duas nações, juntamente com a Libéria, que não foi colonizada pelos europeus. A dominação europeia sobre o país limita-se ao curto período da ocupação italiana, de 1936 a 1941. O país opôs-se também ao domínio do império árabe, conservando ainda hoje forte tradição cristã.

A maior parte do seu território situa-se num planalto fértil, rico em depósitos minerais. A região está sujeita a secas periódicas, que já causaram a morte a milhares de pessoas por desnutrição e fome. O alto índice de portadores de SIDA e de malária acentua os problemas do país, um dos mais pobres do mundo.

A independência da província da Eritreia, em 1993, bloqueou o acesso da Etiópia ao Mar Vermelho. Uma disputa de fronteiras levou os dois países à guerra entre 1998 e 2000, provocando a morte de milhares de pessoas.

A fauna etíope é variada, composta por elefantes, búfalos, girafas, leopardos, leões, zebras, macacos, e muitos outros; as maiores atracções turísticas são as paisagens, nomeadamente as montanhas escarpadas com vales profundos e os monumentos de carácter religioso, onde se destacam as igrejas escavadas na rocha. Addis Abeba é a capital e a maior cidade da Etiópia, cujo nome antigamente era Abissínia. O nome Etiópia é originário de uma palavra grega que significa “rostos queimados pelo sol”. Segundo o relato bíblico, a rainha de Sabá viveu na Etiópia.

1.º dia LISBOA – ADDIS ABEBA
Partida de Lisboa com destino a Adis Abeba, com escala numa capital europeia.

2.º dia ADDIS ABEBA – BAHIR DAR (PJ) – Percurso de avião
Chegada a Adis Abeba e transfer para o hotel. Durante a manhã visita panorâmica à cidade. Depois do almoço, possibilidade de visitar o Museu Arqueológico (opcional). Ao fim do dia, voo para Bahir Dar. Jantar no hotel.

3.º dia BAHIR DAHR (PAJ)
Durante a manhã, percurso de barco no lago Tana para visita a dois dos mosteiros existentes na Península de Zegne: Ura Kidane Mihret e Kibran Gebrael/Entons Iyesus. Almoço em restaurante, com vista para o lago. De tarde, visita ao mercado e excursão às cataratas do Nilo Azul. Jantar no hotel.

4.º dia GONDAR (PAJ)
Pela manhã, saída para Gondar, contornando o lago Tana. Almoço em restaurante. Tarde para visitar a cidade de Gondar, nomeadamente o seu mercado, o castelo e o Palácio de Verão do rei Fasil, a igreja de Debre Birhan Selassie e as ruínas do Palácio da Rainha Mentewebe. Ao fim do dia, instalação no hotel e jantar.

5.º dia GONDAR – AXUM (PAJ) – percurso de avião
Após o pequeno-almoço, saída do voo para Axum. À chegada, visita ao campo de obeliscos, à igreja de Santa Maria de Sião e ao Museu Nacional. Almoço em restaurante. Continuação das visitas durante a tarde. Jantar no hotel.

6.º dia AXUM (PAJ)
Durante a manhã, continuação das visitas à cidade e arredores, nomeadamente ao Palácio da Rainha de Sabá, túmulo do rei Baltazar e túmulos do rei Khaleb. Depois do almoço, tempo livre para repousar e saborear o ambiente desta bonita cidade do norte da Etiópia.

7.º dia AXUM – HAWSEN (PAJ)
Saída em direcção a Adrigat, com algumas paragens no percurso para apreciar as maravilhosas paisagens naturais. Visita às ruínas do Templo de Yeha, conhecendo o modo de vida das aldeias da região. Almoço durante o percurso. À chegada ao hotel, em Hawsen, resto do dia livre e jantar no hotel.

8º dia HAWSEN (PAJ)
Saída de dia inteiro para descobrir as igrejas escavadas na rocha de Petros Paulos e Medhane Alem Adi Kasho. Almoço pic-nic ao ar livre. De tarde regresso ao hotel e tempo livre.

9.º dia HAWSEN – MEKELE (PAJ)
Após o pequeno-almoço no hotel, continuação da nossa viagem em direcção a Mekele, com algumas paragens no percurso e visita às igrejas escavadas na rocha de Abra we Atsbeha e Wukro Chirkos. Almoço à chegada a Mekele, instalação no hotel e visita panorâmica da cidade. Possibilidade de visita ao Monumento à Liberdade e Museu da Guerra de Libertação (opcional). Jantar em restaurante.

10.º dia MEKELE – LALIBELLA (PAJ)
Continuação da viagem para Lalibella, uma das cidades sagradas da Etiópia, através dos campos e belas paisagens, com passagem por aldeias típicas do povo Amhara. Almoço durante o percurso. À chegada, instalação no hotel e jantar.

11.º dia LALIBELLA (PAJ)
Durante a manhã, percurso pedestre através da cidade para visitar o primeiro complexo das igrejas de Lalibela: Bete Mariam, Bete Denael, Bete Meskal, Debresina e Bete Golghotha, e ainda Bete Gheorgis. Depois do almoço, tarde livre para descobrir a cidade, fazer compras ou simplesmente descansar. Possibilidade de visitar a igreja de Yimkehanne Kirstos (opcional). Jantar no hotel.

12.º dia LALIBELLA (PAJ)
Durante a manhã, visitaremos o mosteiro de St. Neakutoleab. Depois do almoço, visita ao segundo complexo de igrejas escavadas na rocha: Bete Gabriel e Rafael, Bete Merquorios, Bete Emanuel e Bete Abba Libanos. Jantar e alojamento no hotel.

13.º dia LALIBELLA – ADDIS ABEBA (PAJ) – percurso de avião
Em hora a indicar, transfer para o aeroporto e voo de regresso a Addis Abeba. À chegada, almoço e possibilidade de fazer algumas visitas opcionais, nomeadamente ao Museu Etnográfico e Igreja da Santíssima Trindade. Jantar de despedida e transfer para o aeroporto, para início do voo de regresso a Lisboa.

14.º dia ADDIS ABEBA – LISBOA
Voo de regresso durante a madrugada, com chegada a Lisboa prevista para o meio da tarde.

Formulário de Reserva









Outras viagens VIAGENS:

Informação a pedido